terça-feira, 11 de maio de 2010

A crítica usa Prada

O Papa está em Portugal. A ocasião é significativa. Dia 13 de maio, celebra-se o dia de Nossa Senhora de Fátima, padroeira do país e objeto de profunda devoção dos portugueses e de muitos de nós, brasileiros. É a decima-quinta viam de Bento XVI ao exterior desde o início do pontificado.

Domingo, durante o Regina Coeli, no Vaticano, Bento XVI pediu a todos que rezem pela sua viagem, realizada por causa da beatificação de Francisco e Jacinta, dois dos pastorinhos que viram Nossa Senhora (veja vídeo, direto do canal do Vaticano no Youtube).

No avião, Bento XVI respondeu perguntas de jornalistas e não se esquivou de polêmicas. Nem pode, já que cobrou dos seus próprios subordinados um tratamento mais duro dos problemas que afetam o Clero.

"Hoje nós vemos de uma forma verdadeiramente terrível que a grande opressão da Igreja não vem de inimigos externos, mas nasce do pecado dentro da Igreja", disse ele, ao ser questionado sobre os casos de pedofilia envolvendo sacerdotes. Um tema do qual ele não vai estar livre de falar durante um bom tempo.

Para se ter uma ideia da importância que os portugueses estão dando à ocasião, a visita de Bento XVI a Lisboa, Fátima e ao Porto chegou a ser manchete até em A Bola, conhecidíssimo diário esportivo.

Mas é claro que, mesmo durante a celebração da padroeira de Portugal, o Papa e a Igreja estarão livres das críticas. Algumas até, reconheçamos, de modo bem criativo, apesar das intenções não tão “católicas”. Uma delas é uma campanha comercial da grife de luxo Prada.

Mudando a frase do filme “O Diabo Veste Prada”, a empresa vai exibir um grande sapato vermelho sobre uma plataforma em que se lê na lateral “O Papa veste Prada”. A campanha se baseia na tese de que o Papa usaria sapatos da famosa grife de luxo, uma informação negada desde 2008 pelo jornal vaticano L'Osservatore Romano.

Ao jornal português Público, os responsáveis pela campanha afirmam que é apenas uma iniciativa de liberdade e de expressão artística. “Tanta gente diz que o Papa veste Prada, mas ninguém faz nada. Temos o direito de comunicar isso”, disse uma das diretoras.

Em momentos importantes e de grande visibilidade, cada um busca sua forma de aparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário